Repositório Digital

A- A A+

“Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagens

.

“Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagens
Autor Silva, Josiane Carletti da
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Dificuldades de aprendizagem
Ensino fundamental
Resumo O tema deste trabalho consiste em analisar as próprias aprendizagens a partir do ponto de vista de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Porto Alegre. A justificativa para tal estudo é a inquietação e preocupação que surgiu durante o estágio de docência em relação às aprendizagens apontadas pelos alunos. O objetivo do estudo é saber como esses alunos pensam as suas próprias aprendizagens e, além disso, refletir sobre as respostas identificadas. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo, com análise documental de materiais obtidos durante e após o estágio de docência. Os pressupostos teóricos se constituíram a partir de PIAGET, DELVAL, HOFFMANN, FREINET e MARQUES. As análises realizadas puderam identificar que proporcionar aos alunos esses momentos de identificação das aprendizagens pode ser benéfico, tanto para os alunos quanto aos professores, pois funciona como um grande instrumento de avaliação. O professor avaliando sua atuação e suas estratégias de ensino e de aprendizagem e os alunos avaliando as suas aprendizagens em relação às propostas pedagógicas. Professor e aluno aprendendo a pensar sobre o que se está aprendendo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67844
Arquivos Descrição Formato
000873950.pdf (253.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.