![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/67844
Título | “Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagens |
Autor |
Silva, Josiane Carletti da
|
Orientador |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
|
Data | 2012 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Avaliação
Dificuldades de aprendizagem Ensino fundamental |
Resumo | O tema deste trabalho consiste em analisar as próprias aprendizagens a partir do ponto de vista de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Porto Alegre. A justificativa para tal estudo é a inquietação e preocupação que surgiu durante o estágio de docência em relação às aprendizagens apontadas pelos alunos. O objetivo do estudo é saber como esses alunos pensam as suas próprias aprendizagens e, além disso, refletir sobre as respostas identificadas. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo, com análise documental de materiais obtidos durante e após o estágio de docência. Os pressupostos teóricos se constituíram a partir de PIAGET, DELVAL, HOFFMANN, FREINET e MARQUES. As análises realizadas puderam identificar que proporcionar aos alunos esses momentos de identificação das aprendizagens pode ser benéfico, tanto para os alunos quanto aos professores, pois funciona como um grande instrumento de avaliação. O professor avaliando sua atuação e suas estratégias de ensino e de aprendizagem e os alunos avaliando as suas aprendizagens em relação às propostas pedagógicas. Professor e aluno aprendendo a pensar sobre o que se está aprendendo. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/67844 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000873950.pdf (253.9Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License