Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Josiane Carletti dapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-20T01:42:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67844pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho consiste em analisar as próprias aprendizagens a partir do ponto de vista de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Porto Alegre. A justificativa para tal estudo é a inquietação e preocupação que surgiu durante o estágio de docência em relação às aprendizagens apontadas pelos alunos. O objetivo do estudo é saber como esses alunos pensam as suas próprias aprendizagens e, além disso, refletir sobre as respostas identificadas. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo, com análise documental de materiais obtidos durante e após o estágio de docência. Os pressupostos teóricos se constituíram a partir de PIAGET, DELVAL, HOFFMANN, FREINET e MARQUES. As análises realizadas puderam identificar que proporcionar aos alunos esses momentos de identificação das aprendizagens pode ser benéfico, tanto para os alunos quanto aos professores, pois funciona como um grande instrumento de avaliação. O professor avaliando sua atuação e suas estratégias de ensino e de aprendizagem e os alunos avaliando as suas aprendizagens em relação às propostas pedagógicas. Professor e aluno aprendendo a pensar sobre o que se está aprendendo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.title“Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873950pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples