Repositório Digital

A- A A+

Cotas na mídia : um olhar sobre a abordagem do jornal Zero Hora

.

Cotas na mídia : um olhar sobre a abordagem do jornal Zero Hora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cotas na mídia : um olhar sobre a abordagem do jornal Zero Hora
Autor Silva, Mateus Santos da
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Ações afirmativas
Zero Hora (Jornal)
Resumo Este trabalho pretende identificar os valores-notícia que nortearam a cobertura do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no período em que o Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade das cotas nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. A hipótese, de que a cobertura do jornal seria marcadamente contrária às cotas, não pôde ser confirmada. O trabalho está estruturado em três partes. Na primeira, estão as características das ações afirmativas, o conceito jurídico e filosófico de reparação de minorias e também as discussões acadêmicas sobre raça e direitos humanos. Nessa primeira parte ainda propõese uma breve reconstrução das discussões que precederam a implantação de cotas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na segunda parte problematizo a comunicação social e o jornalismo, bem como o veículo Zero Hora: o grupo jornalístico que o controla e seu peso na opinião pública do Estado. Na terceira parte está a análise da amostra a partir das premissas da Análise de Conteúdo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67852
Arquivos Descrição Formato
000871989.pdf (861.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.