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O programa REUNI na UFRGS : uma análise a partir da implementação do curso de dança

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O programa REUNI na UFRGS : uma análise a partir da implementação do curso de dança

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Título O programa REUNI na UFRGS : uma análise a partir da implementação do curso de dança
Autor Bevilacqua, Martina
Orientador Brauner, Mario Roberto Generosi
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Reforma universitária
UFRGS : Reforma
[it] Contrarreforma universitaria
[it] Laurea in Danza
[it] REUNI
Resumo A primeira turma de dança iniciou o curso sem acesso aos serviços da universidade. A aproximação dos estudantes com o Diretório Acadêmico de Educação Física possibilitou a organização para reivindicar e obter os serviços, e avançar na compreensão do processo de implantação do curso. Neste trabalho, analisamos o Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), a partir da implementação do curso de licenciatura em Dança da UFRGS. Enfocamos a contrarreforma universitária, particularizando a política do REUNI e o reconhecimento dos processos de execução de um curso. Com estas premissas, objetivamos apontar a influência na formação decorrente deste processo, no caso da Licenciatura em Dança. Buscamos, por aproximações com o materialismo histórico dialético, compreender o desenvolvimento deste fenômeno social inserido na política de Estado para a Educação Superior Pública. A metodologia articuladora utilizada é o estudo de caso, com dados coletados através de análise documental e anotações das lutas, registradas na forma de diário de campo. Caracterizamos o REUNI e sua relação com o mercado de trabalho; recortamos o projeto elaborado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com previsão de mais 1456 vagas, e apontamos elementos que indicam uma dupla insuficiência na formação em Dança: o currículo mal elaborado, e a precariedade da estrutura. Por fim, apresentamos um resgate da greve de professores das universidades federais que apontou o quanto a precarização das condições de trabalho docente e a desvalorização da profissão foram agravadas por essa política marcada pela falta.
Riassunto La prima classe di danza ha iniziato il corso senza accesso ai servizi dell’università. L’avvicinamento degli studenti con il Direttorio accademico di Educazione Fisica ha permesso l’organizzazione per rivendicare e ottenere i servizi, e anche avanzare nella comprensione del processo di impianto del corso. In questo lavoro, analizziamo il Programma di Sostegno Federali (REUNI), dall’implementazione del corso di Laurea in Danza presso l’UFRGS. Mettiamo in fuoco la contrarreforma universitaria specificando la politica del REUNI e il riconoscimento dei processi di esecuzione di un corso. Con queste premesse oggettiviamo puntare l’influenza nella formazione dovuta a questo processo, nel caso della Laurea in Danza. Cerchiamo, per avvicinamenti con il materialismo storico dialettico, capire lo sviluppo di questo fenomeno sociale inserito nella politica di Stato per l’Educazione.Superiore Pubblica. La metodologia articolatrice utilizzata e lo studio del caso, con dati raccolti attraverso l’analisi documentali e annotazioni delle lotte, registrate in forma di diario di campo. Caratterizziamo il REUNI e il suo rapporto con il mercato di lavoro; ritagliamo il progetto elaborato nell’Università del Rio Grande do Sul (UFRGS), con previsione di oltre 1456 posti, e appuntiamo elementi che indicano una doppia insufficienza nella formazione in Danza: il curriculum fatto male e la precarietà della struttura. Alla fine, presentiamo un salvataggio dello sciopero di professori dell’università federali che ha appuntato il quanto la precarizzazione delle condizioni di lavoro docente e la svalutazione della professione sono state aggravate tramite questa politica segnalata per la mancanza.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67880
Arquivos Descrição Formato
000874185.pdf (1.082Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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