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Giro sufi : o contexto e a iniciação pelo olhar do iniciado

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Giro sufi : o contexto e a iniciação pelo olhar do iniciado

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Título Giro sufi : o contexto e a iniciação pelo olhar do iniciado
Autor Pedroni, Roberta
Orientador Umann, Jair Felipe Bonatto
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Meditação
[en] Dance
[en] Expanding of consciousness
[en] Meditation
[en] Sufi spinning
Resumo A busca por experiências que conduzam o ser humano a um estado reflexivo e consciente de si tem sido cada vez maior nos dias de hoje. Diversas práticas ancestrais de meditação, transe e ampliação da consciência são retomadas ou deslocadas de sua origem e utilizadas como um possível caminho no desenvolvimento harmônico do ser humano, como é o caso do Giro sufi – a técnica de êxtase místico dos sufis Mevlevi. Desse modo, o objetivo deste trabalho é compreender a origem e o contexto onde o Giro sufi se insere, observando características e princípios que norteiam essa prática meditativa, e relacionando seu método de aprendizagem com a educação de hoje. Através da própria experiência da autora e de revisão bibliográfica sobre o tema, o trabalho se constrói pela revisão histórica acerca do Sufismo, da Ordem sufi Mevlevi e do ritual do Sama, a fim de possibilitar um olhar refinado sobre as ideias que envolvem a vivência no Giro sufi, foco central da pesquisa. Ao participar do ritual do Sama e aprender a técnica do Giro, o indivíduo é iniciado em valores de vida sufis, que o oportunizam perceber a si mesmo e o mundo de maneira integrada e conectada. Assim, buscando relações entre o ensino sufi e o fazer pedagógico contemporâneo, a autora propõe um diálogo entre o modo de ensino no Giro sufi e um olhar sobre a educação nos tempos de hoje, voltado ao desenvolvimento sensível e integral do ser humano.
Abstract The search for experiences that lead the human being to a state reflective and self-aware has been increasing nowadays. A different ancient practices of meditation, trance and expanding awareness are rescued or displaced from their home and used as a possible path in the harmonious development of human beings, such as the Sufi Spinning – the technique of the Sufi Mevlevi’s Order of mystic ecstasy. Thereby, the objective of this work is to understand the origin and context where the Sufi Spinning falls, noting characteristics and principles that guide this meditative practice, and relating their learning method with education of nowdays. Through the author's own experience and literature review on the topic, the work builds on the historic rescue of Sufism, Sufi Mevlevi’s Order and the ritual of Sama, to enable a refined look on the ideas that involve living in Sufi Spinning, central focus of this research. By participating in the ritual of Sama and learn the technique of Spinning, the individual starts in Sufi values of life, realizing that nurture yourself and the world in an integrated and connected. Thus, searching for relationships between sufi teaching and contemporary pedagogical, the author proposes a dialogue between the teaching mode in the Sufi Spinning and a look on education in today's times, focused on the sensitive and complete development of the human being.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67882
Arquivos Descrição Formato
000874189.pdf (332.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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