Repositório Digital

A- A A+

Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?

.

Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas extensionistas como promotoras da equidade de gênero : uma discussão possível?
Autor Veríssimo, Ana Carolina Brandão
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Criança
Eqüidade
Extensão
Gênero
Resumo Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as contribuições da prática extensionista na promoção da equidade de gênero. Fundamentou-se em Louro (2003) e Meyer (2012), compreendendo que os lugares sociais de meninos e meninas não são “naturais”. Assim como a ação de extensão estudada, esta pesquisa surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre as posturas predeterminadas para meninas e meninos, bem como problematizar a relevância de práticas pedagógicas nas quais as crianças possam brincar juntas. O corpus de análise constituiu-se de observações participantes, leituras de relatórios da ação de extensão “Carrinho (d)e Boneca” e entrevistas com estudantes de Pedagogia, que tiveram experiência como bolsistas nesta prática em 2011 e 2012. Com as análises realizadas, pode-se perceber que as crianças começaram a brincar em grupos mistos durante as oficinas, porém ainda reproduziam conceitos arraigados sobre distinções entre os gêneros. Percebeu-se, também, que nos espaços em que a ação ocorreu por mais tempo, elas falavam “o que era esperado”, devido ao seu entendimento da proposta. A relação com a ação de extensão provocou nas bolsistas, repensar a prática pedagógica, salientando a relevância de se abordar tais temas em sala de aula. A pouca discussão sobre esta temática, realizada nos espaços formativos de professores, pode contribuir para que estas divisões sejam cotidianas na escola, tendo por base o estudo realizado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67884
Arquivos Descrição Formato
000873089.pdf (907.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.