Repositório Digital

A- A A+

Educação especial em cursos de pedagogia : uma análise sobre a formação inicial de professores

.

Educação especial em cursos de pedagogia : uma análise sobre a formação inicial de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação especial em cursos de pedagogia : uma análise sobre a formação inicial de professores
Autor Sabino, Deise Josiele Rodrigues
Orientador Baptista, Cláudio Roberto
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Curso de Pedagogia
Formação
Professor
Resumo A presente investigação teve como objetivo analisar o espaço curricular e os possíveis sentidos da Educação Especial na formação inicial dos Pedagogos. Para isso, foram analisadas as grades curriculares, as ementas das disciplinas de universidades federais da região sul do Brasil. As universidades investigadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como referencial teórico no campo pedagógico, destacam-se as ideias de estudiosos brasileiros que têm se dedicado às temáticas Educação Especial e políticas de inclusão escolar. A pesquisa está em sintonia com abordagem qualitativa e utiliza como metodologia a análise documental, a partir da investigação dirigida a documentos que evidenciam a constituição de uma grade curricular e orientam a formação relativa aos cursos de Pedagogia. As grades curriculares apresentam, no mínimo, uma disciplina de Educação Especial. Quanto ao tempo de formação, eles são diferentes em cada universidade, mas todos os cursos apresentam diferenças no que se refere a sua carga horária dedicada à Educação Especial. Compreendemos que as universidades organizam-se com certa lentidão para uma formação que contemple nos currículos a Educação Especial.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67886
Arquivos Descrição Formato
000873814.pdf (645.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.