Repositório Digital

A- A A+

Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos

.

Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
Autor Dias, Fernanda Carpes de Mello
Orientador Pinheiro, Leandro Rogério
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Educação de jovens e adultos
Mulher
Resumo A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67887
Arquivos Descrição Formato
000873815.pdf (720.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.