Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLucena, Jéssica Anjos dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:43:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67888pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com três professoras da Educação Infantil da rede pública de Porto Alegre, a fim de perceber e analisar como a Lei número 10.639/2003 - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira - tem sido abordada por estes docentes. Traz referencial teórico em abordagens de Gládis Kaercher (2006), Dagmar Meyer (2006) e Tomaz Tadeu da Silva (1995). A pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, de forma que estas permitissem a reflexão por parte dos sujeitos participantes acerca de suas práticas com relação à aplicabilidade da lei, bem como a observação das suas salas de aula. Busca analisar as questões acerca dos discursos docentes sobre a temática afrobrasileira e como os mesmos se materializam na ação pedagógica e na educação antirracista. Após análise de dados, três categorias surgiram: os artefatos culturais, as possibilidades de ações pedagógicas que contemplem a afro-brasilidade e a importância da instituição de educação infantil enquanto espaço potencial para aplicação da lei. Então, pude perceber como as relações pedagógicas (entre espaços, ações e corpo docente) constituem as práticas acerca da cultura afro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.title“É cor de pele!” : ação pedagógica e educação antirracista na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873816pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples