Repositório Digital

A- A A+

Cadernos, lápis, tela do computador : cultura material escolar e suportes de escrita em diários de estágio docente do curso de pedagogia UFRGS (2007-2012)

.

Cadernos, lápis, tela do computador : cultura material escolar e suportes de escrita em diários de estágio docente do curso de pedagogia UFRGS (2007-2012)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cadernos, lápis, tela do computador : cultura material escolar e suportes de escrita em diários de estágio docente do curso de pedagogia UFRGS (2007-2012)
Autor Vieira, Letícia Tischer
Orientador Stephanou, Maria
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Computador na educação
Curso de Pedagogia
Escrita
Estágio supervisionado
Resumo A pesquisa aborda o tema da cultura material escolar e as práticas de escrita. Faz um levantamento de materiais e utensílios utilizados para escrita em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental por professoras estagiárias no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS (2007-2012). Interessa-se também pelas concepções pedagógicas que sustentam essas práticas de escrita com intuito de perceber permanências e mudanças. Para tanto, são listados e analisados os suportes de escrita utilizados em salas de aula e registrados nos Diários de Estágio Docente. Os principais autores que serviram de inspiração são Roger Chartier (1998); Cucuzza e Pineau (2002), Anne-Marie Chartier (2007). Foram analisados dez diários de classe, com atenção aos exercícios e materiais de escrita oferecidos nas proposições de atividades das estagiárias em suas aulas. O olhar, assim, é no sentido de observar as materialidades envolvidas nas práticas de escrita descritas nos diários. Constatou-se diversas indicações explícitas de suportes e utensílios de escrita, em geral naturalizados na escola, tais como, quadro de giz, caderno escolar, lápis grafite. Mas percebeu-se, também, que foram contemplados novos suportes, tais como os painéis de papel pardo para as produções coletivas e, sobretudo, a escrita eletrônica, o uso dos suportes digitais. Evidencia-se, contudo, que as estratégias didáticas das professoras apresentam poucas mudanças nos últimos anos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67889
Arquivos Descrição Formato
000873818.pdf (545.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.