Repositório Digital

A- A A+

Como (des) acomodar os conteúdos na pedagogia de projetos?

.

Como (des) acomodar os conteúdos na pedagogia de projetos?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como (des) acomodar os conteúdos na pedagogia de projetos?
Autor Juchem, Maria Paula Goularte
Orientador Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental : Séries iniciais
Pedagogia de projetos
Resumo Neste trabalho apresento um estudo de caso, de caráter qualitativo, sobre como as professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental decidem sobre a seleção e organização dos conteúdos em projetos de trabalho. As análises apoiam-se nos seguintes referenciais básicos: Josette Jolibert (1994) ao tratar sobre os princípios da Pedagogia de Projetos, Fernando Hernandez (1998) com suas abordagens sobre a organização de projetos de trabalho e Antoni Zabala (1999) no que se refere às categorizações de conteúdos escolares. Os procedimentos investigativos consistiram na realização e análise de três entrevistas, semiestruturadas, com professoras que atuam ou atuaram em classes de anos iniciais do Ensino Fundamental e afirmam adotarem um planejamento na forma de projetos. O estudo aponta que a Pedagogia de Projetos parece estar a serviço dos conteúdos e que as professoras utilizam os projetos em sala de aula como uma maneira de “encaixar” os conteúdos. Também foi possível constatar que parece haver uma necessidade de se estudar as vivências de escolarização das professoras, pois há indícios de que suas experiências anteriores interferem nas práticas docentes atuais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67891
Arquivos Descrição Formato
000873830.pdf (450.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.