Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.contributor.authorJuchem, Maria Paula Goulartept_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:43:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67891pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresento um estudo de caso, de caráter qualitativo, sobre como as professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental decidem sobre a seleção e organização dos conteúdos em projetos de trabalho. As análises apoiam-se nos seguintes referenciais básicos: Josette Jolibert (1994) ao tratar sobre os princípios da Pedagogia de Projetos, Fernando Hernandez (1998) com suas abordagens sobre a organização de projetos de trabalho e Antoni Zabala (1999) no que se refere às categorizações de conteúdos escolares. Os procedimentos investigativos consistiram na realização e análise de três entrevistas, semiestruturadas, com professoras que atuam ou atuaram em classes de anos iniciais do Ensino Fundamental e afirmam adotarem um planejamento na forma de projetos. O estudo aponta que a Pedagogia de Projetos parece estar a serviço dos conteúdos e que as professoras utilizam os projetos em sala de aula como uma maneira de “encaixar” os conteúdos. Também foi possível constatar que parece haver uma necessidade de se estudar as vivências de escolarização das professoras, pois há indícios de que suas experiências anteriores interferem nas práticas docentes atuais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamental : Séries iniciaispt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.titleComo (des) acomodar os conteúdos na pedagogia de projetos?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples