Repositório Digital

A- A A+

Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente

.

Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
Autor Santos, Roberta Barbosa dos
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Caderno de classe
Escrita
Resumo Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Buscando inspiração nos postulados de autores como Roger Chartier e Jean Hébrard, o estudo se apoia no conceito das escrituras ordinárias (Hébrard, 2001), que estão relacionadas às práticas de escrita de cunho não escolar. Através da análise destas escritas, presentes em um caderno e em algumas folhas avulsas, produzidas no primeiro semestre de 2012 durante o Estágio Curricular Docente, buscou-se interpretar os sentidos atribuídos pela aluna às suas produções. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de estudo de caso e análise documental, utilizando-se da entrevista como instrumento fundamental a fim de se recuperar o contexto em que tais práticas se constituíram. Foram analisados três elementos que constituem uma relação triangular para Chartier (1992): os diferentes suportes utilizados para a escrita, as práticas e os textos produzidos. Como resultados deste estudo, constataram-se diferentes tipos de escrita realizados pela criança: escritas com influências escolares, escritas de cartas e escritas de si, evidenciando o fato de que suas produções representam ora reproduções, ora escapismos da cultura escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67894
Arquivos Descrição Formato
000873839.pdf (1.926Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.