Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem

.

Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
Autor Herbe, Sibele Bechara
Orientador Piccoli, Luciana
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Língua escrita
Prática pedagógica
Professor
Psicogênese
Resumo A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67898
Arquivos Descrição Formato
000873869.pdf (1.775Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.