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Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS

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Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS

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Título Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
Autor Betat, Carolina dos Santos
Orientador Thoma, Adriana da Silva
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cultura
Educação bilíngue
Surdo
Resumo O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67899
Arquivos Descrição Formato
000873870.pdf (312.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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