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dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBetat, Carolina dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:44:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67899pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titlePropostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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