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Como é bom ser vida loka : juventude, escola e o consumo musical do funk

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Como é bom ser vida loka : juventude, escola e o consumo musical do funk

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Título Como é bom ser vida loka : juventude, escola e o consumo musical do funk
Autor Vieira, Liana Roxo
Orientador Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escola
Funk
Juventude
Resumo O trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre juventude e consumo musical do estilo funk. Analisa como os jovens significam o consumo de tal estilo em suas vidas e principalmente como percebem a relação da escola com esse gênero musical. Tem como objetivo compreender o que o funk representa para os jovens pesquisados e problematizar os aspectos do consumo desse estilo musical dentro da escola. A pesquisa é do tipo qualitativa com características de estudo de caso e teve como instrumentos de análise observações e entrevistas realizadas com jovens alunos em idades entre 12 e 16 anos de uma escola pública de Porto Alegre/RS. As análises dos dados estão ancoradas nos estudos de Dayrell (2002; 2007), Giroux (2009), entre outros. A partir da interação com os jovens foi possível identificar que consumo, sexualidade, pertencimento, entre outros temas estão presentes na cultura do funk. A pesquisa também identificou que o consumo do estilo musical funk é marginalizado na escola, sendo inclusive ponto de conflito entre alunos e professores. Ou seja, essa cultura juvenil não é bem vinda na escola.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67912
Arquivos Descrição Formato
000873821.pdf (611.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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