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Projeto político-pedagógico e práticas curriculares : um estudo de caso sobre a organização do espaço e do tempo na educação infantil

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Projeto político-pedagógico e práticas curriculares : um estudo de caso sobre a organização do espaço e do tempo na educação infantil

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Título Projeto político-pedagógico e práticas curriculares : um estudo de caso sobre a organização do espaço e do tempo na educação infantil
Autor Ribeiro, Thaíse de Oliveira
Orientador Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo
Educação infantil
Tempo escolar
Resumo Este trabalho investigativo analisou algumas práticas curriculares, em uma escola de Educação Infantil da rede particular do município de Porto Alegre, no que se refere à organização do espaço e do tempo pedagógico com vistas a compatibilizar essas práticas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A pesquisa teve como objetivo perceber como as práticas investigadas contemplam o PPP e como se dá a atualização desse documento para uma aproximação com a proposta institucional e práticas. Para embasar esse estudo apoiei-me, basicamente, nos estudos de Moacir Gadotti (1996) e Celso Vasconcellos (2012) ao abordar sobre Projeto Políticopedagógico e suas implicações, de Maria da Graça Horn (2004) e de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (1999) para problematizar a organização do tempo e espaço escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em um estudo de caso. Foram adotados os seguintes procedimentos investigativos: observações dos espaços institucionais; análise documental; registro de imagens fotográficas – de espaços da instituição e de algumas atividades realizadas pelos alunos e expostas na escola; e, entrevistas realizadas com duas docentes e com a coordenadora pedagógica da escola. De forma geral, as análises sugerem que o PPP pouco transparece nas práticas curriculares, no que se refere em especial à organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. Ainda, o corpo docente da instituição pesquisada pouco reconhece o PPP como norteador para o seu planejamento e sua prática.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67913
Arquivos Descrição Formato
000873846.pdf (946.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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