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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Thaíse de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:44:14Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67913pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigativo analisou algumas práticas curriculares, em uma escola de Educação Infantil da rede particular do município de Porto Alegre, no que se refere à organização do espaço e do tempo pedagógico com vistas a compatibilizar essas práticas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. A pesquisa teve como objetivo perceber como as práticas investigadas contemplam o PPP e como se dá a atualização desse documento para uma aproximação com a proposta institucional e práticas. Para embasar esse estudo apoiei-me, basicamente, nos estudos de Moacir Gadotti (1996) e Celso Vasconcellos (2012) ao abordar sobre Projeto Políticopedagógico e suas implicações, de Maria da Graça Horn (2004) e de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman (1999) para problematizar a organização do tempo e espaço escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em um estudo de caso. Foram adotados os seguintes procedimentos investigativos: observações dos espaços institucionais; análise documental; registro de imagens fotográficas – de espaços da instituição e de algumas atividades realizadas pelos alunos e expostas na escola; e, entrevistas realizadas com duas docentes e com a coordenadora pedagógica da escola. De forma geral, as análises sugerem que o PPP pouco transparece nas práticas curriculares, no que se refere em especial à organização do espaço e do tempo na Educação Infantil. Ainda, o corpo docente da instituição pesquisada pouco reconhece o PPP como norteador para o seu planejamento e sua prática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTempo escolarpt_BR
dc.titleProjeto político-pedagógico e práticas curriculares : um estudo de caso sobre a organização do espaço e do tempo na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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