Repositório Digital

A- A A+

“Eles só brincam” : concepções dos adultos sobre o brincar de crianças de zero a dois anos

.

“Eles só brincam” : concepções dos adultos sobre o brincar de crianças de zero a dois anos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Eles só brincam” : concepções dos adultos sobre o brincar de crianças de zero a dois anos
Autor Silva, Natalia Souza da
Orientador Fortuna, Tânia Ramos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Adulto
Berçário
Brinquedo
Educação infantil
Resumo O presente trabalho tem o objetivo de investigar quais as concepções de pais e professoras que atuam no berçário, acerca do brincar dos bebês de zero a dois anos de idade. Para tanto, realizei um estudo de caso coletivo, no qual a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com dez adultos, sendo estes quatro pais e seis educadoras de uma escola de Educação Infantil da rede privada de ensino, localizada na região de Porto Alegre/RS. Para melhor entender o brincar infantil, embasei-me em estudos de Tânia Fortuna e Jean Piaget sobre aspectos da atividade lúdica na primeira infância, tais como: sua gênese, importância no desenvolvimento infantil, e o papel do adulto. A partir dos dados coletados analiso as concepções e ações dos sujeitos investigados no que se refere ao brincar dos bebês no âmbito escolar e nos demais espaços em que circulam habitualmente. Nas falas dos participantes foram encontrados elementos essenciais para compreender suas visões a respeito do brincar na infância. Os resultados da pesquisa evidenciam que certas práticas levadas a efeito pelos adultos não estão favorecendo a atividade lúdica e, por conseguinte, o desenvolvimento infantil. No entanto, observei que os entrevistados compreendem que é fundamental propiciar momentos lúdicos prazerosos e ricos nos primórdios da infância. Tais achados permitem concluir que uma há nítida discrepância sobre o brincar dos bebês e o entendimento de sua importância para o desenvolvimento infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67914
Arquivos Descrição Formato
000873848.pdf (532.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.