Repositório Digital

A- A A+

Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação

.

Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
Outro título Objetos educacionales digitales en enfermería : evaluación por docentes de un curso de graduación
Outro título Digital educational materials in nursing : assessment by professors from an undergraduate course
Autor Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
Resumo Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
Resumen Se trata de investigación sobre la utilización de objetos educacionales digitales en las formas de hipertexto, juegos educativos y simulación sobre oxigenoterapia junto a docentes del curso de graduación en enfermería. Estudio transversal del tipo exploratorio con 10 docentes seleccionados de forma intencional, realizado en la Universidad Federal de Río Grande del Sur en 2.006. Para recolectar los datos fue utilizado un cuestionario, utilizándose la escala de tipo likert para evaluar la adecuación de los contenidos, de la presentación visual y la utilización de los objetos educacionales. Los datos fueron organizados y procesados por la estadística descriptiva. Los resultados apuntaron que los docentes fueron favorables a la presentación de los objetos educacionales así como a la adecuación de los contenidos mostrados y a la utilización de los mismos en el contenido sobre oxigenoterapia. No fue significativa la relación de la opinión de los profesores con el intervalo de edad, con su conocimiento en informática, así como con el tiempo de docencia y los contenidos ministrados.
Abstract This study addresses the use of digital learning materials in the format of hypertext, educational games and simulations about oxygen therapy with professors of an Undergraduate Nursing Course. It is a crosssectional exploratory study that was carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2006 with 10 intentionally selected professors. Data collection was performed by means of a questionnaire, using a Likert scale to assess the suitability of the content, visual presentation and use of learning materials. Descriptive statistics was used to organize and process the data. Results showed that the professors approved of the presentation of educational materials, they agreed with the suitability of the contents presented and with using the materials with the content regarding oxygen therapy. There was no significant relation between the professors’ opinion and their age group, nor with their computer technology knowledge, their time in teaching and the addressed contents.
Contido em Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.2 (jun. 2009), p. 295-299
Assunto Educação em enfermagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
[en] Computer-assisted instruction
[en] Education, distance
[en] Education, nursing
[en] Educational technology
[en] Instrucción por computador
[es] Educación a distancia
[es] Educación en enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/69675
Arquivos Descrição Formato
000703560.pdf (168.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000703560-02.pdf (99.96Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.