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Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira

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Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira

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Título Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
Outro título Vivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera
Outro título Experiences of learning about nursing care
Autor Biasi, Luciana Spinato de
Pedro, Eva Néri Rubim
Resumo Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.
Resumen Estudio cualitativo exploratorio descriptivo con el objetivo de conocer el proceso de aprendizaje del cuidado en relación a las vivencias de los alumnos del séptimo semestre de un curso de Enfermería en el interior del Rio Grande do Sul, en el periodo entre abril y junio de 2007. La colecta de datos fue realizada por la técnica del grupo focal y el análisis de las informaciones por el análisis temático de contenido que evidenció un tema y tres categorías: Reflexionando sobre la Formación. Visión de la Enfermería: el conocimiento de la profesión; El proceso de formación: el aprendizaje del cuidado y Expectativas con la finalización del curso. Los resultados apuntaron que temática del cuidado ha traspasado las vivencias de los alumnos, de manera implícita y explícita, pero, sin un basamento teórico y filosófico consistente.
Abstract The objective of this qualitative-exploratory was to learn about the process of developing knowledge in nursing care in term of the experiences of the students who attend the seventh semester of a Nursing Course located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, from April to June/2007. Data collection was performed using the focal group technique and the information was analyzed using the thematic content analysis, which revealed one theme with three categories: Reflecting upon nursing education: the nurse's view: the knowledge of the profession; the process of education: learning about nursing care; and Expectations regarding the end of the course. The results showed that the care theme permeated the students' experiences, both implicitly and explicitly, although without a consistent philosophical and theoretical background.
Contido em Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511
Assunto Educação em enfermagem
Enfermagem
Qualificação profissional
[en] Nursing
[en] Nursing, education
[en] Nursing care
[en] Teaching
[es] Atención de enfermería
[es] Educación en enfermería
[es] Enfermería
[es] Enseñanza
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/69679
Arquivos Descrição Formato
000719595.pdf (183.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000719595-02.pdf (124.8Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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