Repositório Digital

A- A A+

O trabalho como fonte de prazer : avaliação da equipe de um centro de atenção psicossocial

.

O trabalho como fonte de prazer : avaliação da equipe de um centro de atenção psicossocial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O trabalho como fonte de prazer : avaliação da equipe de um centro de atenção psicossocial
Outro título Work as a source of pleasure : evaluating a psycosocial care center team
Outro título El trabajo como fuente de placer : evaluación del equipo de un centro de atención psicosocial
Autor Glanzner, Cecília Helena
Olschowsky, Agnes
Kantorski, Luciane Prado
Resumo O objetivo foi avaliar o prazer no trabalho de uma equipe de um Centro de Atenção Psicosocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, utilizando Avaliação de Quarta Geração. Estudo realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, em novembro e dezembro de 2006. Participaram 10 profissionais da equipe. Para a coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. A análise teve início simultâneo à coleta de dados, e, para análise final, utilizaram- se os passos: ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram- se os seguintes temas de análise: características do trabalho no CAPS, sofrimento e enfrentamento do sofrimento no trabalho. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram prazer e realização com seu trabalho manifestado no orgulho, realização e valorização daquilo que produzem. O prazer ocorre na construção da atenção psicossocial, pois no cotidiano há liberdade para rearranjar o seu modo operatório de trabalhar, possibilitando o desenvolvimento de atividades e atitudes capazes de lhe fornecer prazer.
Resumen Se objetivó evaluar el placer en el trabajo de un equipo de Centro de Atención Psicosocial. Investigación cualitativa, tipo estudio de caso, utilizando Evaluación de Cuarta Generación. Estudio realizado en Foz de Iguazú, Paraná, en noviembre/diciembre de 2006. Participaron 10 profesionales del equipo. Para recolección de datos se efectuó observación y entrevistas individuales. El análisis se inició conjuntamente con la recolección, y para la evaluación final se usaron los pasos: ordenamiento de datos, clasificación y análisis final. Se constituyeron como temas de análisis: características del trabajo del CAPs, sufrimiento y enfrentamiento del sufrimiento laboral. En el proceso evaluativo, los trabajadores mostraron placer y realización con su trabajo manifestado en orgullo, realización y valorización de aquello que generan. El placer ocurre en la construcción de la atención psicosocial, pues en la rutina hay libertad para reordenar su proceso laboral, posibilitando el desarrollo de actividades y actitudes capaces de brindarles placer.
Abstract The objective of this study was to evaluate the pleasure at work felt by the members of a Psychosocial Care Center team. This qualitative case study used Forth Generation Evaluation. This study was performed in Foz do Iguaçu, Parana, Brazil, in November and December 2006. Participants were 10 tem members. Data collection was performed through observation and individual interviews. The analysis was initiated at the same time as the data collection, and the final analysis was performed as per the following steps: data ordering, classification and final analysis. The following analysis themes were developed: work characteristics at the psychological care center, suffering and coping with suffering at work. During the evaluation, the participants showed pleasure and fulfillment with their work by expressing pride, fulfillment and appreciation of what they deliver. Pleasure occurs during the development of psychosocial care, because they always have the freedom to rearrange their manner of working, making possible to develop activities and attitudes capable of giving them pleasure.
Contido em Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 45, n. 3 (jun. 2011), p. 716-721
Assunto Avaliação em saúde
Equipe de assistência ao paciente
Satisfação no emprego
Saúde do trabalhador
Serviços de saúde mental
[en] Health evaluation
[en] Job satisfaction
[en] Mental Health Services
[en] Occupational health
[en] Patient care team
[es] Evaluación en salud
[es] Grupo de atención al paciente
[es] Salud laboral
[es] Satisfacción en el trabajo
[es] Servicios de Salud Mental
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/69696
Arquivos Descrição Formato
000783464.pdf (100.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000783464-02.pdf (99.05Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.