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dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTressino, Camila Schoffenpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-23T01:43:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69707pt_BR
dc.description.abstractAborda a Biblioteca de São Paulo e suas práticas no que tange à inclusão social através da leitura e de atividades culturais. Constitui um estudo das ações desenvolvidas pela referida biblioteca e a constituição de um espaço de inserção da comunidade local. Apresenta como referencial teórico as bibliotecas públicas, abrangendo seus conceitos, objetivos, funções, produtos e serviços, abordando o conceito de biblioteca inclusiva, a inclusão informacional e as normas de acessibilidade. Utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Os dados da observação são apresentados através da descrição do ambiente da biblioteca, assim como algumas atividades desenvolvidas. Os dados da entrevista são expostos em sua totalidade, possibilitando identificar a opinião dos sujeitos vinculados ao referencial teórico. O presente trabalho finaliza elencando as boas práticas adotadas pela Biblioteca de São Paulo, em relação ao leiaute, acervo, serviços e atividades, destacando que a biblioteca é amplamente utilizada pela comunidade, oferecendo produtos e serviços diferenciados e estimulando os usuários a descobrirem o prazer da leitura. Apresenta as ações realizadas em relação ao acesso e disponibilização de acervo e equipamentos adequados às Pessoas com Necessidades Especiais com limitação visual. Destaca melhorias para maior inclusão de pessoas com outras necessidades, tais como surdos e pessoas com mobilidade reduzida.pt_BR
dc.description.abstractAddresses the Library of Sao Paulo and its practices with regard to social inclusion through reading and cultural activities. It is a study covering the actions taken by this library and the creation of a space for inclusion of the local community. Presents as a theoretical reference the public libraries, including their concepts, objectives, functions, products and services, addressing the concept of inclusive library, and covering the digital inclusion and accessibility standards. Uses observation and interview as an instrument for collecting data. The observed data is presented by describing the library environment, as well as some activities. The interview data is presented in its entirety, allowing to identify the opinion of the parts involved in the theoretical reference. This paper ends listing the good practices adopted by the Library of São Paulo, with regard to the layout, collections, services and activities, highlighting that the library is widely used by the community, offering differentiated products and services and encouraging users to discover the joy of reading. Presents the actions taken in relation to access and availability of collections and equipment suited to individuals with Disabilities as visually impaired. Highlights the improvements for a greater inclusion of people with other needs such as deaf and handicapped.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibrary scienceen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusive libraryen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectLibrary of Sao Pauloen
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectPeople with special needsen
dc.titleDa exclusão e sofrimento à inclusão social e leitura : a Biblioteca de São Paulo como referência de biblioteca inclusiva no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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