Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorQuadros, Carolina Machadopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-26T01:46:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69770pt_BR
dc.description.abstractO estudo verifica de que forma os alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática da UFRGS se comportam em relação à busca e o uso da informação. Procura identificar quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observar a frequência do uso dos periódicos impressos, bases de dados e Portal da Capes, bem como identificar os processos de busca e uso dos pós-graduandos. Utiliza abordagem quanti-qualitativa e aplica como instrumento de coleta de dados um questionário. Esse instrumento foi composto por questões abertas e fechadas e enviado por e-mail aos alunos dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos seguintes programas: Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), Pós-Graduação de Ensino (PPG-ENSIMAT) e Pós-Graduação de Matemática Aplicada (PPGMAP). Infere sobre o perfil dos pós-graduandos, aborda sua formação acadêmica e identifica o programa de pós ao qual está vinculado. Verifica o uso das fontes utilizadas para a busca da informação, as estratégias de uso e as etapas empreendidas no processo de busca e uso. Conclui que os pós-graduandos do Instituto de Matemática se comportam de forma diferenciada aos modelos de comportamentos informacionais sugeridos por Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) e Choo (2006). Constata que somente alguns comportamentos e características de busca e uso de informação assemelham-se aos modelos citados nesse estudo. Sugere o emprego de outras metodologias e frequente análise do comportamento informacional objetivando conhecer em profundidade os caminhos percorridos pelos futuros pesquisadores na área de Matemática no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe study examines how students of the Post Graduate Institute of Mathematics of UFRGS behave in relation to search and use of information. Seeks to identify what are the sources of information that students use most frequently to observe the use of printed journals, databases and Portal Capes and identify search processes and use of graduate students. Uses quantitative and qualitative approach and applies as an instrument of data collection a questionnaire. This instrument consisted of open and closed questions and sent by email to the students of Master's, doctoral and postdoctoral programs of the following: Graduate in Mathematics (PPGMAT), Graduate Teaching (PPG-ENSIMAT) Graduate and Applied Mathematics (PPGMAP). Inferred about the profile of graduate students, addresses their academic program and identifies the post to which you are bound. Checks the use of sources used for information search use the strategies and steps taken in the process of seeking and use. Concludes that the graduate students of the Institute of Mathematics behave differently to conduct informational models suggested by Wilson (1981, 1996), Dervin (1983), Kikrelas (1983), Ellis (1989), Kuhlthau (1991), Heinstrom (2005) and Choo (2006). Notes that only some behaviors and characteristics of information seeking and use models similar to those cited in this study. Suggests the use of other methodologies and frequent analysis of information behavior aiming know in depth the paths taken by future researchers in the area of Mathematics in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation behavioren
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectUso de informaçãopt_BR
dc.subjectInformation useen
dc.subjectInformation seekingen
dc.subjectGraduate studentsen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleO comportamento informacional : um estudo com os alunos da pós-graduação do Instituto de Matemática da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Bruna Silva dopt_BR
dc.identifier.nrb000872483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples