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Oferta de pescado no mercado da cidade de Porto Alegre e caracterização das principais espécies

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Oferta de pescado no mercado da cidade de Porto Alegre e caracterização das principais espécies

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Título Oferta de pescado no mercado da cidade de Porto Alegre e caracterização das principais espécies
Autor Silva, Laura Arnt
Orientador Streit Júnior, Danilo Pedro
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Medicina Veterinária.
Assunto Consumo de alimentos
Mercado publico : Porto Alegre
Peixes : Espécies
Pescado : Alimentação
Sazonalidade
[en] Consumption
[en] Fish
[en] Market
[en] Seasonality
[en] Supply
Resumo O pescado é uma importante parte da dieta diária em muitos países, contribuindo com ¼ da oferta mundial de proteína animal. Esse alimento tem se tornado cada vez mais imprescindível nas dietas dos seres humanos e sua produção, hoje, é a que mais cresce mundialmente. Em gôndolas de peixarias, seja no mercado público ou em um supermercado, a sua apresentação pode variar como peixe inteiro, pedaços ou postas, resfriado, congelado ou ainda pode sofrer transformação através de processos industriais tecnológicos. A preferência por determinado produto pode variar de acordo com diferenças regionais, poder aquisitivo da população, quantidade e qualidade da ofertada, necessidade de mercado, preço e hábitos alimentares. É sabido que diversas espécies de peixes são ofertadas no mercado local de Porto Alegre, e que sua disponibilidade pode variar com a sazonalidade de cada espécie. Este estudo tem por objetivo identificar quais as principais espécies de peixes comercializados no mercado desta cidade, sua origem (captura ou cultivo) e os tipos de apresentação que são disponibilizados ao consumidor final do produto. Posteriormente estas informações, poderão ser utilizadas como instrumento de orientação para a população local. A coleta de informações foi realizado através de visitas quinzenais a um estabelecimento fixo localizado dentro do Mercado Público, identificado como fornecedor principal (aproximadamente 90%) da cidade de Porto Alegre. O período compreendido da pesquisa foi realizado entre os meses de novembro de 2011 e julho de 2012. Os funcionários do local foram entrevistados e questionados sobre as espécies disponíveis durante o período, as formas como são oferecidas ao consumidor (peixe inteiro, eviscerado, tronco limpo, filé, posta, congelado) e sua origem (captura ou produção). Até o presente momento as espécies de maior predominância, dentre as 41 que estavam disponíveis para consumo durante o período da pesquisa foram: namorado (Pseudopercisnumida), pescada (Pomatomussaltatrix), abrótea (Phycisphycis), linguado (Paralichtysorbignyanas), e salmão do pacífico (Oncorhynchus kisutch). As espécies: merluza (Merluccius ssp.), anjo (Squatinaguggenhein e S. occulta) e tilápia (Oreochromisniloticus) também foram registradas com incidência, mas não foram encontradas na maioria das visitas como o primeiro grupo mencionado. A forma de comercialização mais comum foi o filé, correspondendo a 47% do total de todos os produtos, seguido do peixe inteiro, que correspondeu a 19,1%. Em relação a procedência do pescado, 95,1% era oriundo de captura. A partir desse conhecimento podemos direcionar mais os esforços para melhorar e desenvolver a cadeira produtiva do método de produção extrativista.
Abstract Seafood is an important part of daily diet in many countries, accounting for ¼ of the world supply of animal protein. This food has become increasingly essential in the diets of humans and their production today is the fastest growing worldwide. On the shelves of fishmongers, is in the public market or a supermarket, its presentation can vary as whole fish, chunks or slices, chilled, frozen or can undergo transformation through technological industrial processes. The preference for a particular product can vary according to regional differences, consumer purchasing power, quantity and quality offered, market demand, price and eating habits. It is known that various species of fish are offered in the local market of Porto Alegre, and that its availability may vary with the seasonality of each species. This study aims to identify the main fish species marketed in this city, its origin (capture and culture) and the presentation types that are available to the final consumer product. Later this information may be used as a guiding tool for the local population. Information collection was conducted through biweekly visits to a permanent establishment located within the Public Market, identified as the main supplier (approximately 90%) of Porto Alegre. The period of the survey was conducted between the months of November 2011 and July 2012. Staff at the site were interviewed and asked about the species available during the period, the ways are offered to consumers (whole fish, gutted trunk clean, fillet, put frozen) and its origin (cultivation or harvesting). So far the predominant species among the 41 that were available for consumption during the study period were boyfriend (Pseudopercisnumida), hake (Pomatomussaltatrix), daffodil (Phycisphycis), sole (Paralichtysorbignyanas), and Pacific salmon ( Oncorhynchus kisutch). The species: hake (Merluccius spp.), Angel (Squatinaguggenhein and S. occulta) and tilapia (Oreochromisniloticus) were also recorded an impact, but were not found in most visits as the first group mentioned. The most common form of marketing was the filet, representing 47% of all products, followed by whole fish, which corresponded to 19.1%. Regarding the origin of the fish, 95.1% came from capture. From this knowledge we can direct more efforts to improve and develop the production chain of the production method extraction.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/69791
Arquivos Descrição Formato
000873788.pdf (1.528Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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