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Uma análise das práticas pedagógicas do Projeto PESCAR sob a ótica da educação inclusiva : estudo de caso

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Uma análise das práticas pedagógicas do Projeto PESCAR sob a ótica da educação inclusiva : estudo de caso

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Título Uma análise das práticas pedagógicas do Projeto PESCAR sob a ótica da educação inclusiva : estudo de caso
Autor Escouto, Ana Lucia Roman
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Educação inclusiva
Fundação Projeto Pescar.
Inclusão social
Prática pedagógica
[en] Inclusion
[en] Inclusive education
[en] Inclusive processes
[en] Pedagogical practices
[en] PESCAR project
Resumo Este estudo está fundamentado no entendimento de que a educação inclusiva não diz respeito somente às pessoas com deficiência e sim a todos os sujeitos e que as práticas pedagógicas devem atender a todos os alunos, objetivando não só seu aprendizado, mas também sua permanência na escola. Desta maneira, esta pesquisa analisa as práticas pedagógicas do Projeto PESCAR Unidade Procergs sob a ótica da Educação Inclusiva, objetivando validá-las como possíveis de serem utilizadas nos processos inclusivos das escolas regulares. Inicialmente, na introdução e no capítulo dois, contextualiza-se e conceitua-se a educação inclusiva entendo-a como uma proposta pedagógica para toda a escola e para todos os indivíduos. Apresenta-se, no terceiro capítulo, a fundamentação teórica de autores como Cláudio Baptista, Hugo Otto Beyer, Peter Mittler, Rosita Edler Carvalho, entre outros, que argumentam sobre a importância de seguirem-se pressupostos e balizadores, como por exemplo, a individualização do ensino, a pluridocência, a interdisciplinaridade, quando objetiva-se a construção de uma educação para todos. No capítulo quatro, explica-se o Projeto PESCAR, sua origem, estrutura e bases pedagógicas. No quinto capítulo, relata-se as práticas pedagógicas da Unidade Procergs validando-as através do Index For Inclusion, dimensão C, “Desenvolvendo Práticas Inclusivas”. Como resultado da análise foi possível identificar que as práticas pedagógicas realizadas na Unidade Procergs do Projeto PESCAR atendem as demandas de uma educação na perspectiva inclusiva e que é possível pensar alguns dos processos inclusivos na escola regular levando em conta a experiência do Projeto PESCAR. Assim, abrem-se desdobramentos de possíveis pesquisas futuras que envolvam a formação de professores e o acompanhamento de casos que possam aplicar práticas e refletir sobre essas ações pedagógicas.
Abstract This study is based on the understanding that inclusive education does not only concern people with disabilities but to all subjects and that the practice should serve all students, aiming not only their learning but also their stay in school. Thus, this research examines the pedagogical practices of the PESCAR Project at the Procergs Unit from the perspective of Inclusive Education, aiming to validate them as potential to be used in the process of inclusive mainstream schools. Initially, inclusive education is contextualized and conceptualized in the introduction and chapter two as a pedagogical proposal for the entire school and for all individuals. The theoretical foundation of authors like Claudio Baptista, Hugo Otto Beyer, Peter Mittler, Edler Rosita Chapman is presented in the third chapter. They argue about the relevance of follow-up assumptions and principles, such as the individualization of education, pluri- teaching activity, interdisciplinarity, when the goal is to build an education for all. The PESCAR Project is explained in chapter four; its origin, structure and pedagogical bases. The pedagogical practices at the Procergs Unit are validated through the “Index For Inclusion”, size C, "Developing Inclusive Practices" as it is reported in chapter five. As a result of the analysis it was found that the pedagogical practices conducted in the PESCAR Project at the Procergs Unit meet the demands of education in an inclusive perspective. It is also possible to think of some inclusive processes in the regular school taking into account the experience of the PESCAR Project. Therefore, some possible ramifications of future research involving teacher training and monitoring of cases where these practices can be applied and reflect on pedagogical actions are open.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69846
Arquivos Descrição Formato
000874725.pdf (1.401Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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