Repositório Digital

A- A A+

Educação infantil, atendimento educacional especializado e inclusão : o caso Laura

.

Educação infantil, atendimento educacional especializado e inclusão : o caso Laura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação infantil, atendimento educacional especializado e inclusão : o caso Laura
Autor Guaraldo, Ana Cristina Del Grande
Orientador Freitas, Claudia Rodrigues de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Educação infantil
Inclusão escolar
Psicopedagogia
Resumo Esta pesquisa teve como intenção reconhecer os efeitos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre o trabalho com bebês e crianças pequenas. Para isso foi realizado um estudo de caso que inicia com os relatos/lembranças da autora como professora de Laura, uma aluna em uma Escola Infantil da rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Ampliando e dando consistência ao que se chamou “Caso Laura”, realizou entrevistas com a atual professora e monitora, assim como direção da Escola Infantil de Laura; professoras do AEE e duas coordenadoras da Educação Especial da SMED/Porto Alegre. Durante o processo de pesquisa, ainda foram realizadas observações nos atendimentos de AEE com Laura. Tinha-se como pressuposto que as intervenções da Escola Infantil e do AEE constituem marcas estruturantes que operam sobre o bebê e a criança pequena num tempo primordial em que nada está dado de modo absoluto sobre o desenvolvimento futuro desses sujeitos. Para entender este processo a pesquisa trabalhou sobre três eixos: Inclusão, Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil, estes aparecendo de forma transversal no decorrer do texto. O estudo contou com o referencial teórico da psicanálise articulada a autores que dão ênfase à aprendizagem como processo. A pesquisa dá evidências de que a escola produz inscrição social a partir das relações entre sujeitos e reafirma-conclui que para a inclusão escolar se efetivar é imprescindível um processo de formação contínua do professor/educador e que a interdisciplina seja tomada como eixo condutor na rede de trabalho com o aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69850
Arquivos Descrição Formato
000874744.pdf (788.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.