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Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado

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Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado

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Título Escolarização de alunos com autismo infantil : um olhar sobre o atendimento educacional especializado
Autor Leal, Aline Veloso
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Atendimento especializado
Autismo
[en] Autism
[en] Special education
[en] Specialized educational attendance
Resumo A presente pesquisa tem por tema a escolarização de alunos com autismo. Por foco, o atendimento educacional especializado no contexto do ensino comum. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de entrevistas semidirigidas. A análise contempla o diálogo do material empírico com as diretrizes inclusivas e a abordagem histórico-cultural. Como conclusões têm-se a importância da escola e do professor para o desenvolvimento cognitivo, subjetivo e social da criança com autismo; a abordagem histórico-cultural como perspectiva capaz de oferecer dispositivos fundamentais para a prática pedagógica; a necessidade de reconfigurar o lugar do diagnóstico médico-clínico no campo e nos serviços da educação especial; o lugar central do atendimento educacional especializado para a gestão dos processos de inclusão escolar; a urgência de ressignificar uma prática pedagógica centrada nas dificuldades dos alunos. O atendimento educacional especializado é um dos dispositivos institucionais e pedagógicos necessários para o sucesso escolar dos sujeitos com autismo, mas não o único. Faz-se necessário, então, pensar no âmbito educacional sem simplificações.1
Abstract The present research has by theme student's schooling with autism. By focus, specialized educational services in the context of common teaching. This is a qualitative study, exploratory, realized through semi-structured interviews. The analysis contemplates the dialogue of empirical material inclusive and the historicalcultural approach. As the conclusions have the school and teacher importance to the development cognitive, subjective and social of the child with autism, the historicalcultural approach as a perspective can provide key devices for pedagogical practice, the need to reconfigure the place of medical and clinical diagnosis in the services in the field of special education, the central place of specialized education assistance for the management of school inclusion processes, the urgency to reframe a pedagogical practice focused on students' difficulties. The specialized education attendance is one of the institutional devices and pedagogical necessary for educational success of individuals with autism, but not the only one. It is necessary, then, thinking in the educational scope without simplifications.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69852
Arquivos Descrição Formato
000875065.pdf (259.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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