Repositório Digital

A- A A+

Salas de recursos para alunos com altas habilidades e superdotação : situação do atendimento das diferenças em duas escolas públicas estaduais de Porto Alegre

.

Salas de recursos para alunos com altas habilidades e superdotação : situação do atendimento das diferenças em duas escolas públicas estaduais de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Salas de recursos para alunos com altas habilidades e superdotação : situação do atendimento das diferenças em duas escolas públicas estaduais de Porto Alegre
Autor Matos, Sandra Olinda Moreira
Orientador Tezzari, Mauren Lúcia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Políticas públicas
Sala de recursos
Superdotado
Resumo A presente monografia buscou apresentar como vem se estabelecendo o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) nas escolas públicas estaduais no município de Porto Alegre - onde foram implantadas salas de recursos para o atendimento específico destes alunos – e sobre quais são as suas possibilidades e as dificuldades encontradas. Buscouse apresentar um recorte do cotidiano do atendimento que vem sendo realizado atualmente em duas escolas da rede pública estadual a partir de observações e do depoimento prestado em entrevistas realizadas com as professoras das salas de recursos, assim como por alguns dos alunos ali atendidos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e foi utilizada a entrevista semi-estruturada para coletar informações sobre a situação do atendimento destas salas desde a sua implantação, assim como a formação das professoras que ali atuam. A revisão bibliográfica tem como autores de referência Joseph Renzulli e Howard Gardner. Além disso, revelou-se necessário apresentar a situação dos alunos com AH/SD em relação ao que está previsto nas políticas públicas: a Resolução Nº 2, de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para o Ensino Básico envolvendo os alunos que apresentam necessidades especiais, com os tópicos que se referem diretamente ao atendimento desta clientela enfocada neste trabalho. Também foi abordado o modelo de atendimento para o Rio Grande do Sul contido na Cartilha (2006) produzida pelo CEDEPAH (Centro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas nas Altas Habilidades/Superdotação) em conjunto com a FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades/Superdotação no Rio Grande do Sul). Buscou-se conhecer e analisar como as professoras das salas de recursos encaminham o atendimento e o enriquecimento das diferentes aptidões e interesses dos alunos, assim como organizam as articulações com seus pares na comunidade escolar, sobretudo com os professores das classes regulares e, ainda, se esses manifestam atenção e valorização das diferentes aptidões dos alunos, não somente daquelas pertencentes às áreas acadêmicas. Em relação aos alunos o foco foi evidenciar o que estes pensam sobre a importância de freqüentar este espaço. Percebe-se que as situações enfrentadas são específicas em cada escola e que isto está relacionado com o tempo em que as professoras da sala de recursos realizam este atendimento, assim como as cooperações que conseguem conquistar entre seus pares nas escolas. Notase que existe um caminho a trilhar a respeito das aproximações entre os professores das classes regulares para atingir um trabalho em comum com as professoras das salas de recursos, e na apropriação por parte daqueles, dos conhecimentos referentes às especificidades desses alunos e seu processo de inclusão.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69855
Arquivos Descrição Formato
000875079.pdf (260.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.