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Docência compartilhada no 3º ciclo : rompendo barreiras na construção de uma proposta de inclusão e de trabalho conjunto

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Docência compartilhada no 3º ciclo : rompendo barreiras na construção de uma proposta de inclusão e de trabalho conjunto

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Título Docência compartilhada no 3º ciclo : rompendo barreiras na construção de uma proposta de inclusão e de trabalho conjunto
Autor Noal, Rejane Tesch Barreto
Orientador Rozek, Marlene
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Educação inclusiva
[en] Bidocência
[en] Generalist teacher
[en] Inclusive education
[en] Shared teaching
[en] Teacher support
Resumo O presente estudo surge da análise de uma proposta pedagógica iniciada em 2008 na E. M. E. F. Vereador Martim Aranha no município de Porto Alegre, criada pelos professores e Coordenação Pedagógica. O tema dessa pesquisa é a docência compartilhada e o processo de inclusão educacional. O problema de pesquisa que orienta o estudo é “Como se dá a construção da Docência Compartilhada e quais são os efeitos na relação pedagógica e no processo de inclusão?”. A docência compartilhada consiste no apoio e na parceria entre a professora generalista e os professores de áreas distintas, a fim de trabalharem conjuntamente para qualificar o atendimento e a aprendizagem do aluno de inclusão na sala de aula regular. Para entender os efeitos da docência compartilhada na relação pedagógica e no processo de inclusão, o referencial teórico traz um estudo aprofundado sobre a história da Educação Especial e da Educação Inclusiva, os saberes docentes e a relação pedagógica, bem como projetos de inclusão no ensino regular que ocorrem na Europa. É uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória que se apoia em diferentes fontes como levantamento bibliográfico e análise de documentos internos da escola. A análise desses documentos ocorre mediante o cruzamento do referencial teórico com os objetivos do estudo e com a experiência da pesquisadora1. O estudo conclui que a Docência Compartilhada é um projeto pedagógico que possibilita a troca entre os professores sob o ângulo da pluralidade de saberes e de experiências, no sentido de diminuir as barreiras da exclusão e da segregação dos alunos com deficiências. Desta forma, afirma que uma sala de aula, para incluir a todos, necessita de um trabalho compartilhado e significativo para alunos e professores.
Abstract This study emerges from the analysis of a pedagogical proposal started in 2008 in E. M. E. F. Vereador Martim Aranha in the city of Porto Alegre, created by teachers and Educational Coordination. The theme of this research is the process of teaching and shared educational inclusion. The research problem that guides the study is "How does the construction of the Shared Teaching and what are the effects on the pedagogical relationship and the process of inclusion?". Teaching is shared in the support and partnership between the generalist teacher and teachers from different areas in order to work together to describe the service and student learning for inclusion in the regular classroom. To understand the effects of teaching in the pedagogical relationship and shared in the inclusion process, the theoretical framework provides a detailed study of the history of Special Education and Inclusive Education, the faculty knowledge and pedagogical relationship as well as projects for inclusion in regular education place in Europe. It is a qualitative, exploratory and literature which relies on different sources such as literature review and analysis of internal documents from the school. The analysis of these documents occurs by the crossing of the theoretical with the objectives of the study and the experience of the researcher. The study concludes that the Shared Teaching is an educational project that enables the exchange between teachers from the angle of the plurality of knowledge and experience in order to reduce the barriers of exclusion and segregation of students with disabilities. Thus, states that a classroom, to include everyone, you need a shared work and meaningful for students and teachers.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69858
Arquivos Descrição Formato
000875095.pdf (728.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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