Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChristofari, Ana Carolinapt_BR
dc.contributor.authorPaim, Andréa Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69860pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações pedagógicas construídas com alunos com deficiência considerando o contexto de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Com as contribuições de Edgar Morin, Maria Teresa Eglér Mantoan e Lino de Macedo, são construídas lentes que auxiliam na análise de práticas pedagógicas consideradas como estando em consonância com a educação na perspectiva da inclusão escolar. As práticas apresentadas e analisadas ao longo deste trabalho sinalizam a existência da valorização das singularidades de todos os sujeitos e não apenas das crianças com deficiência. Faz-se uma breve discussão sobre a importância e os efeitos das relações escolares como estas sendo fundamentais ao processo de inclusão escolar. O estudo é uma pesquisa qualitativa que foi realizada através de leitura de documentos da escola em questão, entrevista com a coordenadora, relatos de experiência de professores e vivência da pesquisadora que atua como professora desta escola desde 2006. Os dados obtidos permitem verificar algumas das práticas escolares que favorecem a relação entre os sujeitos da escola, tendo como objetivo a inclusão, e a importância de um espaço de constante formação para o corpo docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleA tecitura da inclusão em uma escola privada de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples