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As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre

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As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre

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Título As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor Pedroso, Sonia Regina Silva
Orientador Tezzari, Mauren Lúcia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Formação
Inclusão social
Professor
Resumo O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69861
Arquivos Descrição Formato
000875101.pdf (178.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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