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Psicologia escolar e educação especial : tempos de uma relação

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Psicologia escolar e educação especial : tempos de uma relação

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Título Psicologia escolar e educação especial : tempos de uma relação
Autor Potrich, Mariana Vianna
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Atendimento especializado
Psicologia escolar
[en] School psychology
[en] Special education
[en] Specialized educational service
Resumo Este trabalho analisa as relações entre a psicologia escolar e a educação especial. Como foco de pesquisa, problematiza o trabalho do psicólogo escolar junto ao atendimento educacional especializado. Como a psicologia escolar e a educação especial relacionaram-se ao longo da história recente? Em tempos de educação para todos, como reconfigurar o diálogo entre estes campos? Através de uma metáfora inspirada na teoria sistêmica, a reflexão teórica é transversalizada por relatos da atuação do psicólogo em uma escola especial. Identificaram-se encontros e desencontros. Em um primeiro tempo, as relações entre a psicologia escolar e a educação especial estabelecem-se em função do atendimento educacional especializado substitutivo à escola comum. Os direitos à igualdade, à diferença e à educação forçam novos contornos ao campo escolar. Nesse processo, um segundo tempo instaura-se a partir da presença de um terceiro: a inclusão escolar. Há um forte tensionamento nas escolas, na formação de professores e psicólogos, nas políticas educacionais e de saúde. Trata-se do terceiro tempo, o recasamento. Os tempos desta relação não constituem um movimento linear, mas em espiral. No sentido de reconhecer o diferente como plural, a educação, a educação especial, o atendimento educacional especializado e a psicologia escolar mudaram. Novos diálogos e fronteiras foram traçados. Há muitas questões, muitas tensões e inseguranças. Vivemos um tempo de crise. A crise tem por finalidade inaugurar novos tempos, novas ações e reações.
Abstract This paper analyzes relationship between school psychology and special education. The focus of research, discusses the work of the school psychologist with the educational service. How school psychology and special education related throughout the recent history? In times of education for all, how to reconfigure the dialogue between these fields? Through a metaphor inspired by systems theory, theoretical reflection is transversalized by reports of the psychologist in a special school. Were identified agreements and disagreements. At first, relations between the school psychology and special education are established according to the specialized educational services substitute for regular school. The rights to equality, difference and education force reshaping the school field. In this process a second time establishes front of the presence of a third: the school inclusion. There is a strong tensioning in schools, during the training of teachers and psychologists, educational and health policies. It is the third time, remarriage. The time of this relationship are not a linear movement, but in a spiral. In the sense to recognize the different and plural, education, special education, the specialized educational services and school psychology have changed. New dialogues and borders were drawn. There are many questions, many tensions e insecurity. We live in a time of crisis. The crisis aims to opening new era, new actions and reactions.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69863
Arquivos Descrição Formato
000875104.pdf (949.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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