Repositório Digital

A- A A+

Laboratório de aprendizagem : a história e o fazer pedagógico de um espaço de atendimento educacional especializado

.

Laboratório de aprendizagem : a história e o fazer pedagógico de um espaço de atendimento educacional especializado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laboratório de aprendizagem : a história e o fazer pedagógico de um espaço de atendimento educacional especializado
Autor Reis, Judith Helena Valim
Orientador Freitas, Claudia Rodrigues de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Atendimento especializado
Dificuldades de aprendizagem
Inclusão escolar
Resumo A presente monografia tem como objetivo dar visibilidade à história do projeto do Laboratório de Aprendizagem (LA) na Rede Municipal de Ensino de Gravataí, RS, bem como explicitar o fazer pedagógico deste espaço. Para tanto, foi utilizado o formato de Estudo de Caso. A Escola em que se dá a pesquisa recebe o nome alegórico de “Escola Vida”. Foi realizada, a princípio, uma busca dos documentos sobre o LA, desde como era descrito pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), assim como os documentos encontrados na “Escola Vida”. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com as Coordenadoras do Serviço Pedagógico da SMED e, na sequência, Direção, Serviços e Professores da “Escola Vida”. Com a intenção de fundamentar a história/origem da Educação Inclusiva, foi realizada uma pesquisa da legislação onde se inserem referências ao Laboratório de Aprendizagem. A pesquisa traz evidências a cerca do papel desencadeado pelo LA na escola, assim como traz evidências dos instrumentos e estratégias que constituem o trabalho na “Escola Vida”. Conclui-se, a partir da pesquisa, que o LA constitui-se como uma das referências mais importantes de AEE na “Escola Vida” trabalhando com o aluno e sua rede de sustentação. Afirmar isso é dizer que este trabalho não se constitui apenas em um espaço de reforço escolar. Outro ponto reconhecido pela pesquisa é o de que nos primeiros anos do LA no Município, este contava com expressiva valorização, porém, hoje conta com certa invisibilidade no contexto da SMED. Na “Escola Vida”, apesar de tal realidade, o LA continua tendo seu espaço de grande valorização na comunidade escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69864
Arquivos Descrição Formato
000875105.pdf (558.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.