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dc.contributor.advisorFarenzena, Nalúpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Tania Márcia da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-29T01:44:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69865pt_BR
dc.description.abstractNa Constituição de 1988 (Art. 206, inciso VI), ficou registrada a gestão democrática como base e princípio para o ensino público de nosso País. O estudo buscou analisar os desafios para a construção. implantação e implementação de Gestão Democrática/Compartilhada em Educação infantil como alternativa para a construção e viabilização dos processos inclusivos em creches e préescolas na rede municipal de ensino do município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O estudo apresenta uma discussão de caráter exploratório. que trata da compreensão dos desafios propostos à atual organização escolar de educação infantil que se propõe à implementação de gestão democrática/compartilhada com perspectivas inclusivas. Para obter êxito nesta discussão, inicialmente é apresentado um sucinto rastreamento histórico e cultural de concepções c características incrustadas na sociedade e que ao longo da história dificultam a implantação de princípios democráticos; em seguida. é feita uma abordagem com a contribuição de vários autores sobre a relevância e importância do marco da democracia no Brasil, o qual lança as bases de gestão democrática e traz nova significação e importância à participação do povo. marcado por vícios paternalistas. clientelistas. submissão no ato de pensar e dificuldade em significar o .. público'· do "privado ... Essa significação traz lampejos de mudança na maneira de aprender a se organizar e participar ocupando-se de espaços públicos através de diálogo e participação. No que conceme à educação infantil com perspectivas inclusivas, a luta pela democratização agrega pesquisadores, pais. educadores e grupos da sociedade que. entendendo os fios e tramas políticos desenvolvidos ao longo da história educacional brasileira têm lutado para que as determinações legais venham a ser cumpridas. No estudo são ponderados os desafios para a construção e o estabelecimento de uma identidade própria de escola de educação infantil inclusiva. a identificação do articulador principal no processo de inclusão dentro dessa instituição e a constatação de como a construção e elaboração do Projeto Político Pedagógico pode fazer diferença para a construção dos processos inclusivos. A perspectiva metodológica incluiu pesquisa empírica na rede municipal de ensino de Canoas; foi pressuposto que esse olhar mostraria nuances do processo de implementação de políticas, pois no município há debates e discussões em torno da adoção de gestão democrática/compartilhada nas escolas públicas, tanto de educação infantil quanto de ensino fundamental, como projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação. O estudo envolveu também estudos de referências sobre políticas públicas de educação e de educação inclusiva levantamento e análise de documentos normativos de âmbito nacional e local. Conforme as informações e observações levantadas no estudo. é possível perceber que no município de Canoas vem ocorrendo interesse e ações para que coletivamente haja perspectivas de implantação e implementação de gestão mais democratizada, com maior participação popular, debates e desejo de qualidade em educação infantil inclusiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleGestão democrática/compartilhada em educação infantil com perspectivas inclusivas e sua realidade no município de Canoas/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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