Repositório Digital

A- A A+

Educação de surdos adultos : análise de uma experiência

.

Educação de surdos adultos : análise de uma experiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação de surdos adultos : análise de uma experiência
Autor Scangarelli, Valeria
Orientador Baptista, Cláudio Roberto
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Inclusão escolar
Surdo
Resumo Esta Monografia apresenta uma análise sobre o trabalho pedagógico com alunos surdos adultos em processo de aprendizado da Libras – Língua Brasileira de Sinais e, secundariamente, da Língua Portuguesa, suas implicações e seus desafios. Para realizar este trabalho, foi necessário buscar leituras que proporcionassem reflexões quanto à educação dos surdos e sobre como lidar com as diferenças em um contexto educativo que comporta variados tipos de sujeitos. Entre os autores abordados, destaco estudiosos da educação de surdos como Karin Strobel, Cristina Lacerda e Mirlene Damázio. Ao refletir sobre a inclusão do ponto de vista da acessibilidade, da cultura e da convivência entre as diferenças, buscou-se, no trabalho com um grupo de adultos surdos, compreender como o processo de inclusão deve levar em conta a complexidade do ensino e da aprendizagem. Tratava-se de sujeitos que, em grande parte, nunca haviam frequentado escola. A metodologia de pesquisa contemplou um trabalho educativo com um grupo com os sujeitos surdos que frequentam a associação de surdos de um município do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de pesquisa se baseia na análise da produção acadêmica sobre educação de surdos e na discussão sobre essa experiência de educação com jovens e adultos. A análise procura problematizar a complexidade da comunicação e a importância da Libras no processo de aprendizagem dos surdos. O grupo de sujeitos focalizados no estudo era constituído por adultos que não eram alfabetizados nem mesmo na língua de sinais, demonstrando sérias dificuldades por não terem desenvolvido a Libras, sua comunicação se dava por gestos e mímicas. Ao concluir esta pesquisa, reconhece-se o universo de desafios que constitui a vida dos sujeitos investigados, os quais devem integrar as reflexões de qualquer proposta educacional, sendo que a presente investigação foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de inclusão de adultos surdos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69866
Arquivos Descrição Formato
000875117.pdf (177.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.