Repositório Digital

A- A A+

A contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores

.

A contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores
Autor Silveira, Fabiana da
Orientador Rozek, Marlene
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Inclusão escolar
Interação social
Professor
[en] School inclusion
[en] Social interaction
[en] Teachers
Resumo Este estudo tem como tema a contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores. O problema de pesquisa que orientou este trabalho foi: “Qual a contribuição das interações humanas e sociais para o processo educativo no contexto da escola inclusiva na percepção dos professores? O presente trabalho tem como objetivo estudar a importância das interações humanas e sociais no processo educativo, conhecer as percepções dos professores a respeito das interações humanas e sociais com alunos de inclusão no contexto escolar e analisar, a partir das entrevistas, a contribuição das interações sociais para o processo educativo com os alunos de inclusão em uma escola de nível médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Ao longo da pesquisa, buscou-se conhecer as interações humanas e sociais existentes na escola sobre um prisma de acolhimento e amparo dos processos inclusivos, conhecendo mais sobre as crenças e conhecimentos dos professores acerca do tema inclusão escolar. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Maturana e Moraes. Realizou-se um estudo qualitativo e exploratório, a coleta de dados se deu através de questionário semi-estruturado respondido por professores que trabalham ou já trabalharam com os alunos público-alvo da educação especial. O estudo teve um olhar atento às crenças e discussões das professoras, entrelaçados com a vivência da pesquisadora na escola. Percebeu-se que existe avanço das práticas inclusivas bem como existência de interações humanas com os alunos de inclusão com vistas ao acolhimento e envolvimento dos professores para trabalhar com igualdade de oportunidades para todos. Notou-se que é necessário repensar posturas e práticas que favoreçam o trabalho pedagógico para a diversidade, bem como formação continuada/especializada para os professores no que tange a inclusão escolar com vistas a um novo paradigma educacional, inclusivo, complexo e transversal, que atenda a todos os níveis e modalidades de ensino. A escola da pesquisa está em processo de inclusão, mas percebe-se que para construção de uma escola inclusiva para o futuro, a vontade de inclusão precisa estar inerente a nossa prática.
Abstract This research has as its theme the contribution of human interactions and social to the educational process in the context of the inclusive school teachers' perception. The search problem that guided this study was: "What is the contribution of human interactions and social to the educational process in the context of the inclusive school as perceived by teachers? This conclusion of course work aims to study the importance of human interactions in social and educational process, know the teachers' perceptions about the human interactions and social inclusion to with students in the school context and analyze, from the interviews, the contribution of social interactions to the educational process with students inclusion in a public high school of the state Rio Grande do Sul. During the research, tried to know the human interactions and social existing at school on a prism of care and support of the processes inclusives, knowing more about the beliefs and teachers' knowledge about the subject school inclusion. The theoretical framework relied on studies of Maturana and Moraes. We conducted a qualitative study and exploratory data collection was through semi-structured questionnaire answered by teachers who work or have worked with students target audience of special education. The study took a closer look at the teachers' beliefs and arguments, intertwined with the experience of the researcher in the school. It was noticed that there is advancement of inclusive practices and existence of human interactions with the inclusion of students with a view to acceptance and involvement of teachers to work with equal opportunities for all. It was noticed that it is necessary to reconsider the attitudes and practices that promote the educational work for diversity, as well as continuing education / specialized teachers regarding school inclusion with a view to a new educational paradigm, inclusive, complex and cross, which meets at all levels and types of education. The school of research is in the process of inclusion, but realizes that to build an inclusive school for the future, the inclusion will need to be inherent in our practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69868
Arquivos Descrição Formato
000875127.pdf (425.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.