Repositório Digital

A- A A+

O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos

.

O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos
Autor Silveira, Daniela Corrêa
Orientador Benincasa, Melina Chassot
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Educação infantil
Inclusão escolar
Sala de aula
Resumo O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69870
Arquivos Descrição Formato
000875125.pdf (418.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.