Repositório Digital

A- A A+

A construção de uma prática pedagógica inclusiva

.

A construção de uma prática pedagógica inclusiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção de uma prática pedagógica inclusiva
Autor Matei, Caroline
Orientador Bridi, Fabiane Romano de Souza
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Inclusão escolar
Paralisia cerebral
Prática pedagógica
Resumo O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69875
Arquivos Descrição Formato
000875075.pdf (639.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.