Repositório Digital

A- A A+

Método Montessori e inclusão escolar : articulações possíveis

.

Método Montessori e inclusão escolar : articulações possíveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Método Montessori e inclusão escolar : articulações possíveis
Autor Silvestrin, Patrícia
Orientador Tezzari, Mauren Lúcia
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Inclusão escolar
Montessori, Maria, 1870-1952
Resumo O presente trabalho de conclusão de especialização constitui-se como um estudo de caso que se propôs a investigar uma escola montessoriana, buscando identificar aspectos dessa proposta pedagógica que estão em sintonia com a inclusão escolar, para verificar se o referido método empregado hoje, favorece o trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva. As seguintes questões orientaram esta pesquisa: Como acontece o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola montessoriana? Quais pontos da proposta pedagógica montessoriana estão em sintonia com a inclusão escolar? Como acontece a avaliação do sujeito nessa proposta metodológica? Para este estudo foi utilizada para coleta de dados entrevista estruturada com uma professora de uma escola montessoriana de Porto Alegre/RS. Além disso, foi utilizado um questionário respondido por esta mesma educadora e a observação em uma das turmas desta instituição onde estudava um aluno com transtorno global do desenvolvimento. A partir desse estudo é possível afirmar que o método construído por Maria Montessori apresenta aspectos que estão em sintonia com a proposta da educação inclusiva e que são utilizados ainda hoje nas escolas montessorianas, tais como: o respeito à individualidade dos alunos; o desenvolvimento da autonomia; o educador como mediador do conhecimento e não como figura central no processo de ensino-aprendizagem; o acompanhamento diário do processo de aprendizagem dos alunos através do registro de observações em sala de aula; o planejamento de aulas e atividades com base nesses registros tendo em vista as necessidades dos educandos. Com base nisso, foi possível constatar que estes aspectos presentes no método montessoriano desde sua proposição permanecem atuais e estão em sintonia com a perspectiva educacional inclusiva, uma vez que esta metodologia demanda currículo e avaliação flexíveis, consideração dos diferentes ritmos, das potencialidades e das necessidades de cada aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69876
Arquivos Descrição Formato
000875131.pdf (388.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.