Repositório Digital

A- A A+

O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor

.

O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor
Autor Sarmento, Simone
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Linguagem e línguas
Resumo Este estudo teve como objetivos analisar quais aspectos culturais são abordados nas aulas de inglês como língua estrangeira e como o professor se posiciona com relação a esses aspectos. Busquei, também, verificar a coerência existente entre o discurso do professor e sua prática em sala de aula. Participaram da pesquisa sete (7) professores e trinta e um alunos (31) do curso de inglês de uma empresa aérea. Duas aulas de cada professor foram gravadas em vídeo. Foram também realizadas entrevistas individuais com os professores, assim como aplicados questionários para todos os participantes. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabalecidas. Os resultados indicam que a prática em sala de aula oferece poucas oportunidades para que os alunos possam desenvolver sua competência comunicativa intercultural, uma vez que se concentram no repasse de informações, muitas vezes descontextualizadas, sem dar conta do uso da língua na condução da interação social. Foi também verificado que a visão que os professores têm sobre cultura, assim como sobre a relação língua (gem) e cultura limita-se aos aspectos mais visíveis, como fatos e costumes, não incluindo aspectos invisíveis como postura e proxêmica, expressão facial, estilo e tópico, dentre outros. Finalmente, ao cotejar os dados coletados nas aulas e nas entrevistas, conclui-se que, em geral, o professor não está consciente quanto à abordagem cultural que ele realiza em aula.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/69883
Arquivos Descrição Formato
000310370.pdf (234.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.