Repositório Digital

A- A A+

A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

.

A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Autor Diekow, Ingrit Roselaine
Orientador Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Inclusão social
Mercado de trabalho
Resumo O presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino. Realizou-se um resgate histórico de diferentes perspectivas teóricas que discutem a relação trabalho/educação e educação especial, destacando as principais concepções desenvolvidas sobre este tema, em diferentes épocas e contextos sociais. O levantamento das informações de campo foi realizado através da abordagem qualitativa de investigação, utilizando como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com coordenadores e alunos vinculados ao programa. Também foram utilizados registros de informações obtidas da vivência diária da professora/pesquisadora com os alunos sujeitos da pesquisa. Da análise e interpretação das informações colhidas podemos afirmar que os desafios da inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais são inúmeros e variados, com poucas perspectivas de resolução no curto prazo. As soluções para estes desafios vão além da aplicação da legislação vigente e dependem de uma articulação social, política, pedagógica e empresarial, que exige mudanças relacionadas a necessidade de participação social na concepção e efetivação das políticas públicas, com a consequente melhoria da autoestima das famílias e das pessoas com deficiência, exigindo um olhar sensível para o contexto social e econômico atual por parte do Estado e das empresas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69901
Arquivos Descrição Formato
000874720.pdf (311.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.