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dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorDiekow, Ingrit Roselainept_BR
dc.date.accessioned2013-04-02T01:48:37Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69901pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino. Realizou-se um resgate histórico de diferentes perspectivas teóricas que discutem a relação trabalho/educação e educação especial, destacando as principais concepções desenvolvidas sobre este tema, em diferentes épocas e contextos sociais. O levantamento das informações de campo foi realizado através da abordagem qualitativa de investigação, utilizando como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com coordenadores e alunos vinculados ao programa. Também foram utilizados registros de informações obtidas da vivência diária da professora/pesquisadora com os alunos sujeitos da pesquisa. Da análise e interpretação das informações colhidas podemos afirmar que os desafios da inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais são inúmeros e variados, com poucas perspectivas de resolução no curto prazo. As soluções para estes desafios vão além da aplicação da legislação vigente e dependem de uma articulação social, política, pedagógica e empresarial, que exige mudanças relacionadas a necessidade de participação social na concepção e efetivação das políticas públicas, com a consequente melhoria da autoestima das famílias e das pessoas com deficiência, exigindo um olhar sensível para o contexto social e econômico atual por parte do Estado e das empresas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleA inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874720pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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