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dc.contributor.advisorBenincasa, Melina Chassotpt_BR
dc.contributor.authorMarichal, Helena Maria dept_BR
dc.date.accessioned2013-04-02T01:48:38Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69902pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa a configuração do atendimento educacional especializado oferecido às crianças de zero a cinco anos de idade com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Ivoti (RME/Ivoti). Trata-se de um estudo qualitativo, que se caracteriza como estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiabertas e questionário. Nos capítulos do presente trabalho foram priorizados (1) aspectos políticos e históricos que aproximam os campos da educação especial e da educação infantil; (2) a caracterização de alguns elementos referentes aos serviços de estimulação precoce e psicopedagogia inicial; (3) o contexto da Rede Municipal de Ensino de Ivoti, a partir de dados numéricos representativos, vinculados aos totais de escolas e de matrículas na Rede. No âmbito investigativo, constatou-se que, no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), os alunos com deficiência contam com atendimentos nas áreas de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia, e, na APAE, são oferecidos os serviços de estimulação precoce, fisioterapia, hidroterapia, entre outros. Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: Os Serviços Especializados e a Criança Pequena; Educação Especial e Educação Infantil: pontos de conexão. Destaco, como possíveis resultados, a ausência de serviços especializados que deem continuidade à estimulação precoce no município; que o atendimento das crianças de zero a cinco anos não ocorre em salas de recursos; que os profissionais especializados do NAI prestam assessoria às escolas nas quais estudam os alunos atendidos; a constante interlocução entre escola, família e profissionais dos serviços especializados; a presença de investimento por parte da RME/Ivoti ao promover cursos de formação docente, com o intuito de qualificar o atendimento aos seus alunos; e, ainda, o reconhecimento da necessidade de um serviço especializado mais qualificado que contemple a faixa etária dos três aos cinco anos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado na educação infantil : reflexões sobre os serviços especializados no Município de Ivotipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875073pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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