Repositório Digital

A- A A+

Da escola especial ao centro de atendimento especializado : um olhar em movimento

.

Da escola especial ao centro de atendimento especializado : um olhar em movimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da escola especial ao centro de atendimento especializado : um olhar em movimento
Autor Marques, Adriana
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Assunto Atendimento especializado
Inclusão escolar
Política educacional
[en] Including education
[en] Special education policies
[en] Specialized educational service center
Resumo A presente pesquisa analisa o processo de transformação de uma escola especial em um centro de atendimento educacional especializado no município de Cachoeirinha/RS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, realizado a partir de análise documental e de entrevistas semidirigidas. A Abordagem do Ciclo de Políticas baliza o caminho teórico-metodológico e o texto dissertativo. No contexto investigado, a implementação das diretrizes inclusivas constituiu-se em um movimento rápido, sem muito planejamento, centrado no espaço especializado e não nas escolas comuns. Tal fragmentação manifesta a complexidade de se gestar um sistema inclusivo, bem como as disputas, os recuos e os avanços frente às demandas da inclusão escolar; movimentos que buscam, ao fechar e abrir portas, constituir novas configurações sobre a diferença e a igualdade no âmbito educacional. Quais os efeitos destas ações? Como se efetivará a inclusão escolar na Rede? Perguntas para novas pesquisas; outros olhares em movimento.
Abstract This research examines the transformation of a special school in a specialized educational service center in the municipality of Cachoeirinha/RS. It is a qualitative study, an exploratory, done from the documentary analysis and semi-structured interviews. The approach of cycle lecture marks the theoretical-methodological way dissertational and text. In context, investigated the implementation of the guidelines was inclusive in one quick motion, without much planning, focusing on specialized space and not in the common schools. This fragmentation manifests the complexity of gestating an inclusive system, as well as disputes, retreats and advances against the demands of school inclusion: movements that look at the open and close doors, create new settings on difference and equality in the educational. What are the effects of these actions? How to become effective school inclusion in the network? Questions for further research, other looks in motion.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/69903
Arquivos Descrição Formato
000875074.pdf (445.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.