Repositório Digital

A- A A+

O mercado brasileiro de brinquedos : panorama atual e estratégias de crescimento

.

O mercado brasileiro de brinquedos : panorama atual e estratégias de crescimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O mercado brasileiro de brinquedos : panorama atual e estratégias de crescimento
Autor Weissheimer, Piter
Orientador Oliveira, Júlio César de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Concorrência internacional
Indústria do brinquedo
[en] Brazilian industry of toys
[en] Imported products
[en] Industrial competition
[en] Oligopolies
[en] Tariff barriers
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama do mercado brasileiro de brinquedos e apontar alternativas da indústria brasileira para enfrentar a concorrência internacional. O trabalho percorre as duas ultimas décadas da indústria de brinquedos, sua crise com a abertura do mercado brasileiro no início dos anos 90, as medidas econômicas do governo para proteger e incentivar a indústria nacional contra os brinquedos importados, principalmente os asiáticos. A análise permitiu a conclusão de que a indústria brasileira é voltada para o mercado interno e é necessária a intervenção do governo para proteger a indústria nacional dos importados que dominam mais da metade do mercado nacional.
Abstract This present work aims to present an overview of the Brazilian market for toys and point out alternatives of the Brazilian industry to face international competetition. The work covers the last two decades of the toy industry, its crisis with the opening of the Brazilian market in the early 90s, the economic measures of the government to protect and encourage domestic industries against imported toys, mostly Asians. The analysis allowed the conclusion that the Brazilian industry is oriented to the domestic market and that it is necessary the intervention of the government to protect the national industry from imports that dominate more than half of the national market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/69970
Arquivos Descrição Formato
000875607.pdf (1.171Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.