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O setor orizícola brasileiro : as políticas de comercialização e a inserção no cenário mundial

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O setor orizícola brasileiro : as políticas de comercialização e a inserção no cenário mundial

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Título O setor orizícola brasileiro : as políticas de comercialização e a inserção no cenário mundial
Autor Knorr, Gustavo de Azevedo
Orientador Conterato, Marcelo Antonio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Comercialização
Comércio agrícola
Orizicultura
Política agrícola
[en] Brazilian paddy sector
[en] Competitiveness
[en] International market
[en] Rice
[en] Trading policies
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar as principais políticas de comercialização utilizadas no setor orizícola brasileiro e suas influências na inserção do mesmo no cenário mundial. Através da caracterização da cadeia de arroz brasileira e da apresentação dos principais indicadores no período de 2000 a 2011 será possível situar-se na atual realidade do setor no Brasil. O cenário mundial também será caracterizado com o intuito de se poder visualizar a posição do Brasil frente ao mercado internacional do produto. A apresentação das políticas de comercialização e dos acordos regionais que influenciam no comércio internacional do cereal aliados aos indicadores percebidos no trabalho tem como objetivo identificar o nível de representatividade do setor brasileiro atualmente. Os resultados mostram que o Brasil tem participação importante neste mercado em nível de produção e consumo. No entanto, os atuais custos da lavoura arrozeira, a limitada pauta de exportações, o baixo valor do produto agregado exportado e os altos níveis de importação, apesar da autossuficiência na produção, mostram que nosso país ainda tem bastante a evoluir para competir com os principais produtores no mercado internacional.
Abstract The objective of this work is to present the main trading policies used in the Brazilian paddy sector and the influences in its competitiveness. Through the characterization of the Brazilian rice chain and the presentation of key 2000 - 2011 indicators, it will be possible picture what the current situation of the sector in Brazil is. The world scenario is also featured in this paper in order demonstrate where the Brazilian market stands in the international market. The trading policies and regional agreements which impact the cereal international trade and the indicators presented in this paper aim to identify the level of competitiveness of the Brazilian industry today. The results show that Brazil plays an important role in this market at both production and consumption level. However, the current cost of rice crops, the limited range of exports, the low value-added export product and high levels of imports, despite the self-sufficiency in the production, show that our country still has plenty of room to develop in order to compete with major producers in the international market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/69976
Arquivos Descrição Formato
000875621.pdf (438.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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