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Turismo rural pedagógico e a função educativa das propriedades rurais : uma análise a partir do roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre, RS e do projeto Viva Ciranda, Joinville, SC

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Turismo rural pedagógico e a função educativa das propriedades rurais : uma análise a partir do roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre, RS e do projeto Viva Ciranda, Joinville, SC

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Título Turismo rural pedagógico e a função educativa das propriedades rurais : uma análise a partir do roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre, RS e do projeto Viva Ciranda, Joinville, SC
Autor Klein, Angela Luciane
Orientador Souza, Marcelino de
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Assunto Agricultura familiar
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento social
Joinville (SC)
Porto Alegre (RS)
Propriedade rural
[en] Educational activities
[en] Multifunctional agriculture
[en] Pedagogical rural tourism
[en] Rural properties
Resumo O turismo rural pedagógico caracteriza-se como um conjunto de atividades educativas realizadas no âmbito da propriedade rural que utiliza como recurso didático as atividades agrícolas e pecuárias, bem como os recursos naturais ali existentes. Trata-se de uma nova alternativa socioeconômica que, sob o viés da multifuncionalidade da agricultura, pode favorecer tanto os agricultores rurais, na medida em que gera rendas complementares e a valorização de seus conhecimentos e saberes práticos, quanto os alunos, no sentido de possibilitar um aprendizado diferenciado e experiências diversas em contato com diferentes elementos da natureza. A pesquisa, portanto, teve como principal objetivo descrever e analisar as atividades que caracterizam o turismo rural pedagógico, tendo como enfoque a sua adequação enquanto prática educativa a ser desenvolvida em complemento ao ensino escolar. O estudo contemplou duas experiências desenvolvidas no sul do Brasil: o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto de turismo pedagógico ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, observação das atividades propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários rurais, donos dos empreendimentos que oferecem atividades educativas, e 22 professores, responsáveis pelas turmas de alunos que visitaram estas propriedades entre os meses de setembro a novembro de 2011. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas em tais empreendimentos, apesar de apresentarem suas especificidades (estrutura física, recursos utilizados, estratégias, finalidades), contemplam características semelhantes: são vivências que possibilitam aos alunos o contato direto com o meio rural, favorecendo a compreensão de questões relacionadas aos recursos hídricos, origem dos alimentos, flora, fauna e modos de produção sustentáveis. Tais aspectos podem ser trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, sendo para isso, imprescindível o papel do professor. O turismo rural pedagógico, nessa perspectiva, contribui para o desenvolvimento rural, desempenhando uma importante função educativa.
Abstract Pedagogical rural tourism is characterized as a set of educational activities carried out within the farm as a teaching resource that uses the agricultural and cattle breeding activities, as well as the natural resources found there. This is a new socioeconomic alternative, that under the multifunctional agriculture, can promote both rural producers as it generate additional income, appreciation of their knowledge and practical skills, it allows the students a different kind of learning and experiences that happen in direct contact with different elements of nature. This research, however, had its main purpose describing and analyzing activities that distinguish pedagogical rural tourism, focusing on it as an educative practice developed in regular school. Two experiments carried out in southern Brazil are analyzed: Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) and educational tourism project Viva Ciranda in Joinville (SC). We have used bibliographic research, analysis of proposed activities and semistructured interviews accomplished with 11 rural owners who offer educational activities in their properties and 22 teachers, responsible for the class of students that visited these properties among September and November 2011. The results of this research show that are developed activities on these enterprises, in spite of showing their particularization (physical structure, resources, strategies and intention), regard similar features like: these experiences allow students to have direct contact with rural environment, helping the comprehension on issues as water resources, food origin, flora, fauna and sustainable production. These aspects can be used in different knowledge areas, inside interdisciplinary perspectives, with the indispensable presence of a teacher. The pedagogic rural tourism in this approach helps the rural development and plays an important role in education.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/70006
Arquivos Descrição Formato
000876071.pdf (20.65Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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