Repositório Digital

A- A A+

A importância do total cost of ownership no gerenciamento da cadeia de suprimentos

.

A importância do total cost of ownership no gerenciamento da cadeia de suprimentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância do total cost of ownership no gerenciamento da cadeia de suprimentos
Autor Nunes, Marília Mendes da Silva
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2013
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Contabilidade gerencial
Controladoria
Custo
[en] Supplier
[en] Supply chain
[en] Total cost of ownership (TCO)
Resumo Tendo em vista a necessidade das empresas, de estabelecer relacionamentos estreitos entre fornecedores e compradores, através de vínculos de cooperação imprescindíveis para a competitividade das empresas nos dias de hoje, este estudo aborda a importância do Total Cost of Ownership (TCO) ou Custo Total da Propriedade no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o papel do TCO como ferramenta de contabilidade gerencial que dá suporte à decisão, no que diz respeito a seleção de fornecedores, tendo em vista que a área de compras é fundamental para o gerenciamento da área de suprimentos de uma empresa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de estudo exploratório, com uma aplicação prática na área de compras de uma empresa no ramo da educação. Observa-se que através da utilização da ferramenta de TCO é possível que as empresas consigam visualizar melhor seus custos, para uma correta tomada de decisão, no que diz respeito a uma compra de determinado fornecedor.
Abstract Given the need for companies, to establish close relationships between suppliers and buyers through cooperative ties essential for the competitiveness of companies nowadays, this study addresses the importance of Total Cost of Ownership (TCO) or Total Cost of property management in the supply chain. This paper aims to demonstrate the role of TCO as a tool of management accounting that supports decision regarding the selection of suppliers, in order that the shopping area is critical to managing the supply area of a company. This is an exploratory study of literature, with a practical application in the shopping area of a company in the business of education. It is observed that by using the tool TCO is possible that companies are able to better visualize their costs, for a correct decision, with regard to a purchase of a particular vendor.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/70025
Arquivos Descrição Formato
000874514.pdf (616.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.